terça-feira, 24 de setembro de 2013

ESCORIOSE & ANTRACNOSE DA VIDEIRA

ESCORIOSE


                   Esta doença é causado pelo fungo Phomopsis viticola Sacc.
                Durante o inverno o fungo sobrevive na forma de micélio ou de picnídio nas gemas dormentes da base do sarmento. Nesta forma, nas feridas existentes, pode sobreviver de um a três anos.
                No período de abertura das gemas, quando a picnídia é molhada libera os esporos que são lavados ou jogados, pelos pingos da chuva, sobre os brotos novos em desenvolvimento. Por este motivo é que as lesões de Escoriose aparecem somente nos 2 ou 3 primeiros entrenós. Estes esporos germinam com temperatura baixa e na presença de água livre, ou umidade relativa ao redor de 100%. Nestas condições a infecção pode se instalar em algumas horas. Entretanto, os sintomas somente aparecerão cera de 21 a 30 dias após a infecção.
                É importante salientar que esta doença tende a se dispersar na videira atacada, mas não de uma videira a outra, por isto, o ataque é localizado dentro do vinhedo. A dispersão a longa distancia normalmente é causada pela propagação de material contaminado.
Controle
                   Devido às lesões que permanecem sobre o sarmento ser a fonte de inoculo para as infecções nas brotações novas, recomenda-se  que na poda de inverno sejam eliminadas o máximo possível destas lesões. Quando ocorre ataque severo durante o período vegetativo, recomenda-se realizar tratamento de inverno com calda sulfocalcica a 4 o Baumé.
                No inicio da brotação aconselha-se efetuar dois tratamentos com fungicidas protetores, o primeiro quando os brotos tiverem cerca de 1 cm de comprimento e o segundo com 6 a 12 cm de comprimento (duas a três folhinhas abertas). Entretanto, em períodos muito frios em que o crescimento dos brotos é lento, é aconselhável realizar uma ou duas aplicações suplementares.
                Como esta doença se propaga na fase inicial do desenvolvimento vegetativo quando a área foliar é pequena e neste estágio a absorção de produtos sistêmicos ou de profundidade é muito pequena ou nula, recomenda-se usar produtos de contato. Neste caso os mais indicados são: dithianon, mancozeb, captan e enxofre.



ANTRACNOSE
                   A doença é causada pelo fungo Elsinoe ampelina (de Bary).
                O fungo hiberna, nas lesões existentes nos sarmentos, através  da estrutura chamada de sclerocia, e, na primavera quando ocorrer um período úmido por 24 horas e temperaturas acima de 2 oC produz muitos esporos, conídios. Os conídios são projetados para as partes verdes da planta através da água livre ou chuva de no mínimo 2 mm.
                Além de causar perda de produção, pode afetar toda a parte aérea da planta comprometendo seu desenvolvimento nos anos subsequentes. O patógeno ataca todos tecidos verdes e jovens da videira, como as folhas, ramos, pecíolos, gavinhas, inflorescência e frutos, ocasionando perdas que podem chegar a 100%, caso medidas adequadas de controle não sejam tomadas. Outro dano observado é o baixo vigor das plantas que foram atacadas no ano anterior, vindo a comprometer a safra seguinte.
                A fase crítica é o início da brotação onde o controle é indispensável. A severidade da doença depende, principalmente, das condições locais de alta umidade e exposição a ventos frios.
Controle
                   Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar ou minimizar o risco de ocorrência desta doença, tais como:
                - Evitar o plantio em lugares com alta umidade e em terrenos expostos a ventos frios.
                - Utilizar material vegetativo sadio.
                - Na poda de inverno eliminar o maior número possível de sarmentos com lesões de antracnose.
                - Fazer tratamento de inverno com calda sulfocálcica a 4 o Baumé.
                Durante o período vegetativo aplicar fungicidas recomendados para o controle desta doença, iniciando quando a brotação tiver de 5 a 10 cm de comprimento e seguir até que as condições climáticas sejam favoráveis ao desenvolvimento da doença (temperatura mínima abaixo de 18 oC).
                Os fungicidas indicados para o controle desta doença são:
a)          Fungicidas de contato – dithianon, captan, folpet, clorothalonil, maneb e mancozeb.
b) – Fungicidas sistêmicos – Tiofanato metílico, difeconazole, tebuconazole e imibenconazole.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ANCO, D.J.; ERINCIK,O. and ELLIS, M.A.- Phomopsis cane and leaf spot of grape. Department  Patology. Ohio State University Extension. 2011.
HILTON, J. and MOLLON, D. – Phomopsis cane and leaf spot. Department of Horticulture, Department of Plant Patology. University of Minnesota.
NAVES, R.L.; GARRIDO, L.R.; SONEGO, O.R. e FOCHESATO, M. – Antracnose da videira: sintomatologia, epidemiologia e controle. Embrapa Uva e Vinho. Circular Técnica 69. 2006,
PEARSON, R.C. and GOHEEN, A.C. – Compendium of grape diseases. 1st ed. American Phytopathological Society Press, St. Paul, Minnesota, USA. 1988
RAWNSLEY, B. and WICKS, T. – Phomopsis vitcola. Pathogenicity and management. South Africa Research and Development Institute (SARDI). 2002.



domingo, 8 de setembro de 2013

VITICULTURA – a brotação


 

 
 


                   Quando as gemas estão em plena dormência, durante o inverno, elas são isoladas do sistema vascular da planta, desidratadas, saturadas de compostos para resistirem ao congelamento (açucares e proteínas). Os elementos vasculares dos ramos e tronco são fechados com tecido caloso  (floema) ou enchidos de água (xilema). Na primavera quando a brotação inicia, a videira necessita restabelecer a conexão entre as gemas e as raízes. Este processo, que inicia com a abertura das gemas, somente se completará próximo a floração.

                Uma vez que as videiras entraram em dormência no inverno, as gemas não brotam enquanto não tiver alta temperatura, elas devem passar por um período mínimo com temperatura de 5 oC para brotarem. No final do inverno, após ter ocorrido o período mínimo de frio, as gemas tendem a brotar com o aumento da temperatura por qualquer número de dias e na presença de umidade.

                No inicio da primavera quando a temperatura aumenta e as gemas são reidratadas (chuva, neblina, alta umidade relativa do ar), elas gradualmente desaclimatam e perdem a resistência a baixas temperaturas. Com temperaturas acima do ponto de congelamento, as enzimas dependentes da temperatura começam a ser ativadas, seu grau de ativação dobra a cada 10 oC.  Com o aquecimento do solo, a atividade radicular é ativada e o sistema capilar conduz a água para o tronco e parte aérea, resultando na circulação da seiva e aumentando a hidratação das gemas. As gemas incham e iniciam a nova conexão vascular.

                Após sofrerem o efeito das baixas temperaturas que provocou a sua saída da dormência, as gemas permanecem pelo menos até final de Agosto na fase de pós-dormência, neste transcurso ocorre uma evolução fisiológica independente do frio hibernal. As baixas temperaturas neste período parece não modificar sensivelmente o estado das gemas latentes cujas exigências de frio foram satisfeitas. Portanto, as gemas sofrem uma evolução fisiológica lenta que as aproxima do estado de brotação.

                O período de crescimento vegetativo inicia com um fenômeno típico da videira, embora nem sempre seja perceptível, o choro. Este se manifesta cerca de 15 dias antes do inicio da brotação com a emissão de líquido nos cortes da poda. O choro é a consequência do rápido incremento do ritmo de absorção de água pelas raízes. Este líquido é rico em substâncias minerais e orgânicas, como tartaratos, substâncias gelatinosas, nitrogênio, mas especialmente açúcares (principalmente a glicose) provenientes da hidrolise do amido radicular. Quanto mais vigorosa a planta maior a quantidade de liquido que pode verter; para evitar o choro é suficiente recorrer à poda precoce, isto é; antecipar a poda, permitindo assim que ocorra a cicatrização da ferida.

                Quanto ao inicio da brotação, as diferentes cultivares se distinguem umas das outras pelo seu ritmo vegetativo próprio, que se manifesta pela precocidade de brotação em condições naturais. Portanto, cada cultivar reage de modo diferente frente à temperatura e sofre uma evolução fisiológica cuja velocidade e intensidade depende sobre tudo do seu ritmo vegetativo.

                A brotação inicia quando a temperatura média diária ultrapassa os 10 oC por um período de 7 a 10 dias consecutivo. Além disso, é controlada pelo estimulo do hormônio de crescimento, citocinina, hormônio este sintetizado nas raízes e transportado via seiva para os ramos e outro fator importante é que nas gemas já ocorreu à eliminação do hormônio que inibe o crescimento, ácido abcíssico.

               

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

AWRI – Bud dormancy an budburst. Research to Practice. www.awri.com.au

FREGONI, M – Viticoltura di Qualità.Editore Phytoline. Via Pascoli,4 – Affi (Vr), 2005.

GONZALO, F. G. y PSZCZCÓTKOWSKI, Ph – Viticultura – Fundamentos para Otimizar Producción y Calidad. Ediciones Univ. Cat. De Chile, Santiago, 2007.

MARTINSON, T. and GOFFINET, M.  – How Grapevines Reconnect in the Spring. Cornell University. College of Agriculture and Life Sciences Viticulture and enology Program.

RIBÉREAU – GAYON, J. et PEYNAUD, E – Ciências y Técnicas de la viña. Tradução Conrado Ponce de Leon. Editorial Hemisferio Sur AS. Buenos Aires, 1982.