quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

VITICULTURA - Produtividade X Qualidade



                   É claro que a produtividade de um vinhedo influi na qualidade da uva e do vinho, porém frequentemente caímos no erro de analisar a relação entre estes dois parâmetros como se tratasse de uma simples equação matemática, própria das ciências exatas, quando, na realidade, trata-se de um complexo processo biológico. Como sabemos, os processos biológicos são governados ou regulados por numerosos fatores que interagem entre si.               
                O conceito geral é que alta produtividade reduz a qualidade da fruta. Em parte isto é verdade, quando a carga de uva em uma videira é muito alta, porque atrasa a acumulação de açúcar na fruta se comparado com aquelas plantas com menos carga. Sem dúvida, existem antecedentes que indicam que o nível compatível de carga por planta não afeta a acumulação de açúcar e a qualidade da fruta. O que devemos observar é o nível de carga específico que uma planta pode amadurecer antes que um rendimento maior atrase a maturação e afete a qualidade.
                O significado fisiológico é que a qualidade da composição da uva depende mais do equilíbrio entre as folhas e a carga de uva do que o nível absoluto da carga de uva por cepa. Isto porque a produtividade não é o único elemento, talvez nem seja o mais importante, para se conseguir um vinho de boa qualidade. Um vinhedo com baixa produtividade por planta teoricamente deveria produzir alta qualidade, mas existem diversos outros fatores que podem interferir na qualidade desta uva. Dentre estes fatores devemos considerar a variedade, o clone, o sistema de condução, a idade da planta, o mesoclima do lugar, as características do solo, etc, que determinam o potencial de qualidade deste vinhedo. Nem sempre baixa produtividade é sinônimo de alta qualidade, porque pode acontecer de deixarmos poucos racimos numa planta e, no entanto o número de folhas é alto e então ocorre demasiada acumulação de açúcar na uva  e não conseguiremos uma correta maturação fisiológica. Por outro lado, se na poda deixarmos poucas gemas sobre a planta é possível que tenhamos excesso de vigor dos ramos e apareça aroma herbáceo no vinho.
                A qualidade da uva, consequentemente do vinho, é ditada pela correta utilização da energia solar pela planta, mediante a correta disposição das folhas. Os melhores vinhos são obtidos naqueles vinhedos que foram corretamente conduzidos de modo que conseguiram otimizar a captação da luz solar e onde existe um perfeito equilíbrio entre a área foliar e a produtividade.

BIBLIOGRAFIA
BRAVDO, B. A; HEPNER, Y.; LOINGER, C.; COHEN, S. and TABACAMAN, H. – Effect of crop level and load on growth, yield, must and wine composition and quality of Cabernet Sauvignon. Am. J. enol. Vatic. 36: 125-131, 1985.
FREEMAN, B. F. and KLIEWER, W. M. – Effect of irrigation, crop level and potassium fertilization on Carignane vines. II Grape and wine quality. Am. J. Enol. Vitic. 34(3): 197-207. 1983.
OJEDA, H. -  Como se relaciona la calidad de La uva y Del vino com El rendimiento del viñedo?

PONI, S. – Influencia de la Gestión de la Vegetación em la Calidad de la Uva. Instituto de Fruti-Viticoltura, Universitá Cattolica Del Sacro Cuore. Piacenza, Italia. Revisto Enologia 4. 2008