sábado, 12 de março de 2016

CUIDADOS - PÓS-COLHEITA


                O período entre o fim da colheita e a queda das folhas da videira é muito importante. Normalmente após a colheita o viticultor acha que os trabalhos no vinhedo acabaram. Não se dá conta que a videira segue trabalhando e que por não necessitar gastar energias para a manutenção do crescimento vegetativo e da carga de uva ela consegue armazenar carboidratos e nutrientes na estrutura permanente, que serão muito importantes para o início do próximo ciclo vegetativo.

                É importante entender que o período pós-colheita é o período em que a planta pode recuperar as reservas de carboidratos e de nutrientes, mas para que isto aconteça é de fundamental importância manter as folhas sadias e funcionais. Pois, a recuperação das reservas de carboidratos e de nutrientes tem grande importância porque será a fonte de abastecimento da videira nas primeiras três a quatro semanas após o início da brotação, no próximo ciclo vegetativo. Nestas primeiras três a quatro semanas, a planta recém está emitindo as raízes finas (que absorvem nutrientes) e as folhas ainda são muito pequenas e sua capacidade fotossintética não consegue suprir suas necessidades para o próprio crescimento e dos demais órgãos da planta. Portanto, neste período ela vale-se das reservas de carboidratos e de nutrientes estocados no período do final da colheita a queda das folhas.

                Portanto, após a colheita devemos ter os seguintes cuidados:

                1 - Continuar com os tratamentos fitossanitários porque as folhas podem ser atacadas por doenças (principalmente Míldio) e perderem a sua capacidade fotossintética e, portanto, interromper o armazenamento de fotoassimilados. Devem-se fazer duas a três aplicações de fungicidas a base de cobre (ideal calda bordalesa). Nas variedades precoces e as colhidas para espumantes tem necessidade de maior número de tratamentos.

                2 - Fazer adubação, principalmente nitrogenada. Durante o período pós-colheita a videira absorve grande quantidade de nitrogênio (27% do total). Cerca de 50% do nitrogênio absorvido pela videira, pós-safra, ocorre durante a queda das folhas.

                O nitrogênio absorvido após a colheita, não migra para as folhas, mas para o órgão permanentes. Este provavelmente é o fato que grande fração do nitrogênio absorvido após a colheita é diretamente incorporado na estrutura permanente da videira.

                A absorção de fósforo aumenta consideravelmente nos 44 dias antes da queda das folhas, sendo estocado nas folhas, raízes, tronco e ramos.

                Durante os 33 dias após a colheita ocorre significante aumento na concentração de potássio em todos os órgãos da videira, mas diferente do nitrogênio e do fósforo a absorção de potássio é baixa no restante do período pós-colheita.

                   Isto nos mostra que após a colheita devemos realizar adubação nitrogenada, principalmente. Quanto ao fósforo, por ser pouco móvel no solo, a adubação não irá causar impacto. O importante é manter um bom nível de fósforo no solo.

                  

BIBLIOGRAFIA

ALIQUO, G. e CATANIA, A.A. - Fertilización postcosecha en viñedos. Instituto Nacional de Tecnologia         Agropecuária. 2013.

BAROSA VITICULTURE TECHNICAL GROUP - Viticulture fact sheet. Post harvest care of grapevines.           2010.

CONRADIE, W.J.  – Seasonal uptake of nutrients by Chenin Blanc in sand culture: I. Nitrogen. S. Afr. J. Enol. Vitic. 1. 1980.

CONRADIE, W. J. – Seasonal uptake of nutrient by Chenin Blanc in sand culture: II. Phosphorus, Potassium, Calcium and Magnesium. S. Afr. J. enol, Vitic. 2, 7-13. 1981.