Quero expandir meu vinhedo, que variedade posso plantar?
Esta é uma pergunta que frequentemente se houve. Vamos analisar: Geralmente o viticultor ao ampliar ou implantar seu vinhedo, escolhe a variedade baseando-se naquela que é mais procurada e consequentemente pagam melhor. O passado mostra que muitos destes viticultores tiveram ou tem problemas de comercialização. Verificou-se que ao proceder desta maneira, quando o vinhedo começa a produzir, como a maioria seguiu o mesmo caminho, já existe uma oferta muito grande de uva, desta variedade, e o preço cai muito e, além disto, o produtor tem dificuldade para encontrar comprador.
A videira é cultivada em regiões com os mais diversos climas, desde a zona norte do continente europeu até algumas áreas da faixa equatorial, passando, evidentemente, pelos trópicos. Esta ampla plasticidade climática da espécie não significa, entretanto, que os produtos originados em cada uma destas áreas sejam idênticos no seu valor e qualidade. Portanto, significa dizer que uma mesma variedade dará vinho diferente em cada região diferente. Isto poderá nos diferenciar se soubermos escolher a variedade certa para cada região, e, diante deste mercado globalizado, onde não podemos mais agir amadoristicamente, o sucesso no empreendimento, seja produtor de uva ou produtor de vinho, será alcançado quando apresentarmos produtos diferenciados. Portanto, não é suficiente ser produtor, tem que ser O PRODUTOR.
Então, respondendo a pergunta; se você for expandir o vinhedo, ou for instalar um, para produzir o próprio vinho, deves plantar aquela ou aquelas variedade(s) que melhor se adaptam as condições de solo e de clima da sua região, para obter um produto diferenciado. Surge mais uma pergunta: temos este conhecimento? Respondo; não e sim. Não, porque cientificamente não estão mapeadas as regiões com o estudo das suas condições de solo e de clima e o conhecimento de quais as variedades e que porta-enxerto melhor se adapta a cada uma delas.
Sim, porque existe o conhecimento, por parte dos técnicos que atuam nestas regiões, através das observações práticas verificaram quais as variedades que dão os melhores vinhos e qual a melhor combinação variedade/ porta-enxerto. Portanto, ao expandir o vinhedo ou ao plantar um novo, antes de tomar qualquer decisão consulte um especialista em viticultura que atua na região.
Por outro lado, se você já está produzindo, ou vai produzir, e tem um comprador já acertado, antes de plantar procure consultar o técnico da empresa para ver que variedade eles aconselham e se comprometem a adquirir por longo prazo, pois se lembre o vinhedo tem vida útil de no mínimo trinta anos e o investimento para instalar um, é alto.