quinta-feira, 22 de agosto de 2019

COMO MAXIMIZAR O PROVEITO DA APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS


                  Devido ao alto custo das aplicações de defensivos que elevam o custo de produção, combustível e mão de obra, bem como o impacto ambiental, é importante obter o máximo de benefícios possíveis na aplicação de defensivos. Há várias coisas a considerar para melhorar a eficácia e a eficiência da pulverização.

                           Segundo Vargas e Gleber (2005), a tecnologia de aplicação não se resume ao ato de aplicar o produto, mas sim na interação entre vários fatores (cultura, praga, doença, planta invasora, produto, equipamento e ambiente) buscando um controle eficiente, com custo baixo e mínima contaminação ambiental. Ainda, segundo estes autores, os principais erros na aplicação de defensivos são:

      a)- Produto utilizado -Uso do produto inadequado; dose incorreta (sub ou superdosagem); momento ou estágio de aplicação incorreto; sobreposição de aplicação.

      b)- Misturas de tanque.

      c)- Equipamento desregulado; escorrimento e gotejamento.

      d)- Aplicação com condições climáticas inadequadas.

    e)- Água usada para mistura do agrotóxico no tanque de má qualidade (excesso de partículas em suspensão, pH incompatível com produtos, entre outros).

ESCOLHA DO PRODUTO DE APLICAÇÃO

                               Verifique diariamente as condições climáticas e a previsão do tempo para os próximos dias. Examine diariamente a cultura para verificar se há presença de doenças. Faça sempre tratamentos preventivos. Mas, se por acaso, ocorrer ataque de doença, aplique fungicidas o mais rápido possível após um período de infecção.

                               Durante os períodos chuvosos, os fungicidas sistêmicos têm melhor desempenho do que os fungicidas protetores ou de contato, pois são menos suscetíveis à lavagem pela chuva (embora, eventualmente, uma parte dos fungicidas sistêmicos também seja lavada pela chuva). Para obter a ação mais curativa (pós-infecção) de um fungicida sistêmico, aplique a maior taxa rotulada, uma vez que a atividade depende da concentração. O mesmo vale para a ação preventiva; geralmente, uma taxa mais alta (dentro da quantidade indicada) normalmente prolonga o período residual. Você pode precisar reaplicar fungicidas protetores após 15 a 20 mm de chuva. Os fungicidas sistêmicos estão protegidos da lavagem.

Adicione um adjuvante (surfactante, adesivo, penetrante), se recomendado no rótulo -  Alguns adjuvantes têm bloqueadores de luz ultravioleta (UV) que retardam a degradação dos pesticidas pelos raios UV. No entanto, muitos fungicidas modernos são formulados de tal maneira que os adjuvantes não são necessários. De fato, alguns rótulos de fungicidas proíbem o uso de adjuvantes devido ao aumento do potencial de fitotoxicidade. Em alguns casos, os adjuvantes têm um efeito supressor de doenças porque são prejudiciais aos patógenos; por exemplo os surfactantes fazem explodir os zoósporos de míldio.

Aplique fungicidas de proteção (contato) durante condições de sol e seco para permitir a secagem rápida das folhas -  De fato, parece que os fungicidas protetores se tornam melhor adsorvidos à superfície da planta e mais resistentes à chuva ao longo de vários dias após a aplicação. Qualquer formação de orvalho durante a noite ajudará a redistribuir o produto sobre a superfície da planta. Embora seja melhor ter aplicações de fungicidas protetores antes de uma chuva ou evento de orvalho pesado que poderia representar um período de infecção, evite aplicar fungicidas de proteção dentro de algumas horas antes de uma tempestade, pois você pode perder muito pela lavagem.

Aplique fungicidas sistêmicos sob condições úmidas e nebulosas quando o solo estiver úmido -  Dessa forma, a cutícula, ou a camada de cera que cobre a superfície da planta, será inchada e permitirá que os ingredientes ativos passem rapidamente. Sob condições prolongadas de calor e seca, a cutícula fica achatada e menos permeável; qualquer produto que não seja absorvido pode permanecer na superfície da planta e degradar devido à luz UV ou micróbios ou ser lavado pela chuva.

Se você não está tendo o controle que costumava obter com um produto em particular, considere a possibilidade de resistência a fungicidas - Isso poderia ser um problema com patógenos que têm alto potencial reprodutivo (oídio, míldio e ferrugem) que foram expostos a repetidas pulverizações de fungicidas sistêmicos, como as estrobilurinas (Azoxistrobina, Piraclostrobina, Cresomin-methyl, etc.), inibidores de esterol (Bitertanol, Propiconazole, Triadimefon, Triforine), benzimidazoles (Benomil, Carbendazin, Tiofanato metílico, Thiabendazole), fenilamidas (Ridomil) e dicarboximides (Iprodione). No entanto, você deve primeiro descartar o mau tempo e a cobertura de pulverização como possíveis causas do baixo desempenho do fungicida. As formas de reduzir o risco de resistência a fungicidas incluem fungicidas alternados ou misturas de tanque com diferentes modos de ação e evitando a pulverização de fungicidas sistêmicos com taxas abaixo do indicado no rótulo. Além disso, tente evitar a aplicação de fungicidas sistêmicos em colônias altamente esporuladas, à medida que aumenta a probabilidade de seleção de mutantes com densidades populacionais mais elevadas de patógenos. Neste caso, é preferível utilizar um fungicida de contato apropriado para matar os esporos.

Não aplique fungicidas sistêmicos em folhas mortas ou parcialmente mortas -  isto também se aplica às folhas nas quais as nervuras foram mortas. Produtos sistêmicos não podem se mover em tecidos mortos ou através das nervuras mortas e, portanto, não serão bem distribuídos na planta (folhas senescentes, folhas danificadas).

Para melhorar a cobertura de fungicidas na zona dos frutos, será útil a retirada oportuna de folhas e a remoção de rebentos na zona de frutos -  Além disso, o posicionamento da parte aérea ajudará a abrir a copa e melhorará a cobertura de fungicida, bem como a penetração da luz solar, o que ajudará a suprimir o desenvolvimento de fungos. No geral, podar e conduzir as videiras para ter um dossel mais exposto e aberto ajudará no controle da doença.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS


                      As condições ambientais no momento da aplicação são fundamentais, principalmente para garantir que o defensivo seja depositado no alvo desejado.

Umidade relativa do ar - A condição climática mais importante para o sucesso ou fracasso na deposição das gotas é a umidade relativa do ar, principalmente, quando trabalhamos com formulações diluídas em água. É através da maior ou menor porcentagem de umidade no ar, que a velocidade de evaporação de uma gota aquosa é reduzida ou aumentada, respectivamente, ou permitindo que se reduzam ou não os volumes de aplicação e influindo diretamente no rendimento operacional do equipamento.

                         Quanto mais baixa for à umidade do ar, mais rapidamente as gotas evaporam e com elas o produto químico aplicado. Gotas pequenas com menos de 100 micras que podem compor até 30% do volume total, dependendo do bico e da pressão utilizada, dificilmente atingirão o alvo. Por isso não são recomendadas aplicações de defensivos agrícolas quando a umidade do ar for próxima ou inferior a 50%.

VentoEvidentemente que, com ventos fortes, principalmente superiores a 10 km/hora, a qualidade da aplicação também fica prejudicada em função do excessivo carregamento lateral que as gotas vão sofrer, resultando no que é designado como deriva. Em consequência, pode-se não atingir o alvo em dose suficiente.

                              Pulverizar fungicidas quando há uma leve brisa, como 2 a 6 km/h no nível do bico, é realmente melhor do que a pulverização durante condições tranquilas -  porque mesmo sem vento pode haver correntes de ar causadas pelo movimento do equipamento de pulverização que carrega o fungicida fora do alvo. Um pouco de vento ajudará a deposição; você saberá para onde o produto está indo e poderá ajustar sua configuração de pulverização de acordo com a situação. Se as condições não forem boas para a pulverização, é melhor esperar um dia extra para melhores condições do que perder a maior parte do produto.

               Outra consideração importante do momento é a hora do dia, particularmente no que se refere às relações de temperatura e umidade. Tanto a temperatura quanto a umidade podem afetar a deriva dos fungicidas. Quanto maior a temperatura e menor a umidade relativa, maior a oportunidade de evaporação ou volatilização do fungicida. Isso pode ser evitado pela pulverização no início da manhã, quando as temperaturas são mais baixas e a umidade relativa é maior. Além do risco reduzido de deriva da volatilização de fungicidas no início da manhã, a deriva também pode ser minimizada nas horas da manhã devido a ventos mais calmos e menor turbulência convectiva do ar.

Temperatura - O início da manhã, o final da tarde e à noite são períodos onde a umidade relativa é maior e a temperatura é menor, sendo considerados mais adequados para as aplicações. Do ponto de vista prático, é possível e recomendável a utilização de gotas finas nestes horários. Porém, é necessário um monitoramento das condições ambientais com o passar das horas do dia, pois no caso de haver um aumento considerável da temperatura (com redução da umidade relativa), o padrão de gotas precisa ser mudado (passando-se a usar gotas maiores). Neste caso, o volume de aplicação deve ser aumentado, para não haver efeito negativo na cobertura dos alvos.

LuzA luminosidade necessita estar presente no momento da aplicação ou algumas horas após, principalmente para os herbicidas. Normalmente, aplicações realizadas com esses produtos, em dias sombrios ou à noite, as quais se segue uma chuva, são de baixa eficiência. Dessa forma, aplicações sem luminosidade adequada só seriam recomendadas na certeza da ocorrência da mesma nas próximas horas.

Chuva e orvalho - Chuva e orvalho são fatores climáticos que também requerem atenção no momento do planejamento das aplicações. No caso da chuva, recomenda-se bastante cuidado na observação do intervalo mínimo de tempo entre a aplicação e a ocorrência da chuva, visando permitir o tempo mínimo para a ação dos produtos. No caso do orvalho, a presença de água nas folhas quando das aplicações noturnas (madrugada) e/ou no início da manhã pode causar interferência na técnica de aplicação. Neste caso, problemas podem ocorrer tanto pela diluição do produto como por um eventual escorrimento, em virtude do excesso de água e da ação do espalhante contido na calda. Entretanto, existem situações, dependendo da técnica empregada e do tipo de defensivo utilizado, em que a ação do orvalho pode até ser benéfica. A aplicação noturna deve considerar, ainda, a existência de limitações técnicas relativas aos próprios defensivos, no que se refere às questões de eficiência e velocidade de absorção nas situações de ausência de luz ou baixas temperaturas.

Bibliografia

ANTUNIASSI, U.R. – Qualidade em Tecnologia de Aplicação de Defensivos. FCA/UNESP.

ANTUNIASSI, U. R. - Qualidade em tecnologia de aplicação de defensivos. FCA/UNESP, Botucatu/SP,      2005.



BUTLER ELLIS, M.C., TUCK, C.R. & MILLER, P.C.H. - The effect of some ajuvants on sprays produced by agricultural flut fan nozzles. Crop Protection 12. 1997



CHRISTOFOLETTI, J.C. - Considerações sobre tecnologia de aplicação. in: Tecnologia e Segurança na     Aplicação de Produtos Fitossanitários: curso de atualização. Santa Maria, UFSM. Sociedade de          Agronomia de Santa Maria. 1966.



MCNICHOL, A.Z., TESKE, M.E. & BARRY, J.W. - A technique to characterize spray deposit in orchard and tree canopies. Transactions of the ASAE. v. 40. 1997.



RUEDELL, J. – Tecnologia de aplicação de defensivos. Fundacep Fecotrigo. Cruz Alta, RS. 2002.



SANTOS, A. – Os Fungicidas. Universidade Estadual do Sudeste da Bahia.



SHILDER, A.- How to get the most out of your fungicide sprays on fruit crops. Michigan State University Extension. Department of Plant Pathology. 2012.


VARGAS, L. e OLIVEIRA, O.L.P. – Sistema de Produção de Uva Rústica para processamento em Regiões Tropicais do Brasil. Embrapa Uva e Vinho. Sistema de Produção 9. 2005.



WHIRFORD, F., OLDS, M., CLOYD, R., YOUNG, B., LINSCOTT, D., DEVEAU, J., REISS, J., PATTON, A., JOHNSON, B e OVERLEY, T. – Avoid tank mixing errors. A guide to applying the principles of compatibility and mixing sequence. Purdue pesticides program. Purdue University.

Nenhum comentário:

Postar um comentário