terça-feira, 2 de agosto de 2016

PODANDO A VIDEIRA


                   A frutificação da videira somente ocorre em ramos formados no ano, portanto, em ramos jovens. Estes ramos resultam de gemas frutíferas e passam a se desenvolver após a poda. Podem

ser identificados pela sua casca fina e clara e, também, por serem mais retos que os ramos velhos. Estes são tortuosos e sua casca, escura e áspera.

                   Na escolha do ramo a deixar como esporão ou como vara, é importante verificar se este foi produtivo, na safra anterior a poda,  pois o ramo que produziu frutos é uma certeza que terá gemas férteis, ao passo que aquele que não produziu na maioria dos casos não é produtivo na próxima safra.

                Na videira não se distinguem gemas vegetativas e gemas frutíferas, como em muitas espécies, mas sim somente gemas mistas, que originam brotos com inflorescências e folhas ou somente folhas. A gema da videira é composta, sendo a principal chamada de primária, que dá origem a um broto frutífero; as outras duas são chamadas de secundárias, que geralmente brotam quando ocorrer algum dano com a gema primária (geada, granizo, vento, dano nas gemas superiores), as quais dão origem a brotos que podem ser férteis ou não. Em geral, são mais férteis nas variedades americanas e híbridas que nas viníferas.

                - Gemas prontas =  formam-se na primavera-verão, cerca de uma dezena de dias antes das gemas francas. Assim que formadas podem dar origem a uma brotação chamada feminela ou neto (ramo antecipado), que pode ser estéril, pouco ou muito fértil, segundo a cultivar. Localiza-se, também, na axila das folhas, ligeiramente descentralizada e abaixo da gema franca.

- Gemas francas ou axilares - formam-se na base das gemas prontas, junto à inserção do pecíolo foliar e permanecem dormentes durante o ano de formação, mas sofrem uma série de transformações. A formação do esboço dos cachos se completa somente na primavera seguinte. Durante a brotação e desenvolvimento dos ramos, as gemas francas não germinam porque são inibidas pela atividade do ápice vegetativo (dominância apical) e das gemas prontas (inibição correlativa).

- Gemas latentes = são gemas não muito desenvolvidas, localizadas na madeira velha, que foram cobertas pela sucessiva formação de tecidos. Quando brotam dão origem a ladrões estéreis, que surgem quando se realiza uma poda drástica; ocorre danos por geadas tardias nas outras gemas; há problemas com a circulação da seiva.

- Gemas basilares, da coroa ou casqueiras = são um conjunto de gemas não bem diferenciadas que se formam na base do ramo, junto à inserção do broto do ano com a madeira do ano anterior. Somente brotam quando se fizer poda curta, aplicação de regulador de crescimento ou ocorrer problemas com as gemas francas. Geralmente são férteis nas cultivares americanas e inférteis nas viníferas.

- Gemas cegas =  são as mais desenvolvidas das gemas basilares, sendo as primeiras gemas visíveis localizadas logo acima dessas. Geralmente elas são férteis nas americanas.

                No momento da poda é importante selecionar as gemas que tem maior fertilidade, isto é; a capacidade que elas tem de produzir cachos de uva, que varia de um a três por gema, no caso de variedades de Vitis viniferas, e podendo chegar a quatro ou cinco nas uvas americanas.

                A fertilidade varia conforme o tipo de gema:

                Gemas prontas – baixa a média (0,5 a 1 cacho)

                Gemas francas – média a alta (1 a 3 cachos)

                Gemas latentes – baixa (0,2 a 0,4 cachos)

                Gemas da coroa – baixa (0,2 a 0,4 cachos)

                Gemas cegas – baixa (0,2 a 0,8 cachos)

Intensidade da poda

Na execução da poda, no ato de cortar os sarmentos, uns, por serem muito fracos, ou doentes ou em numero demasiado, serão eliminados pela base. Os que permanecerem serão aparados, ficando na videira com uma gema apenas, com duas, três, quatro ou mais. Devemos, por este fato, distinguir duas intensidades de poda: poda curta e poda longa.

Poda curta – é aquela em que os sarmentos podados ficam com uma, duas ou três gemas. Neste caso chamam-se esporões.

Poda longa – é a que deixa cada sarmento podado com quatro ou mais gemas e neste caso chama-se vara.

Existe ainda a poda mista, que é a que deixa sobre a videira esporões e varas.

Para determinar a carga que convém deixar, o podador deverá estimar a capacidade da planta em produzir frutos e madeira segundo a variedade de que se trate e as condições que se encontram. Avaliar a simples vista a poda do ano anterior permitirá tomar uma decisão a respeito da riqueza da poda. Podem, neste sentido, observar as seguintes situações:

- Uma boa quantidade de sarmentos, com vigor normal e maduros nos dará a ideia de que a poda anterior foi adequada e ajustada a capacidade da planta, portanto deverá manter-se o mesmo número de gemas do ano anterior.

- Se os sarmentos são poucos, demasiadamente grossos e compridos - embora maduros e além disso se desenvolveu diversos chupões, devemos supor que a poda anterior foi pobre. Nestas condições a planta dirigiu suas atividades para produzir madeira, em razão de não haver possuído a possibilidade de frutificar normalmente por falta de gemas. A nova poda deverá ser mais rica.

- Se a planta está débil, com sarmentos curtos e finos, tem-se a evidência de uma poda anterior muito rica que produziu frutos em demasia e que rompeu o equilíbrio que deve existir entre as produções. Para restituí-lo, devemos fazer uma poda pobre, diminuindo radicalmente o número de gemas.

Consideram que a decisão a respeito da riqueza da poda que se deixa a cada ano dependerá de como avaliamos o balanço do crescimento vegetativo e produtivo do ciclo anterior. Para determinar quando uma planta está balanceada podemos considerar os seguintes parâmetros:

Vigor do ramo (sarmento) - Uma planta balanceada com ótimo vigor tem sarmentos bem maduros quanto a cor, com comprimento de 1,0 a 1,2 m, com diâmetro médio de 7 mm e com entre-nós com cerca de 6 a 8 cm de comprimento, os quais devem ser arredondados ou levemente elípticos e possuir gemas bem desenvolvidas, de aspecto globoso.

Número de sarmentos - Uma planta balanceada possui, em média, 15 a 16 sarmentos por metro linear.

Relação produção/peso de poda (Índice de Ravaz) - Esta relação dá uma indicação do balanço entre a produção de frutos e o crescimento vegetativo. A relação varia de acordo com a variedade e o ambiente. Valores entre 5 e 10 parecem ser ótimos para se obter mosto de qualidade, nas mais diversas situações. Isto significa que uma planta equilibrada deveria produzir entre 5 e 10 kg de uva por quilograma de sarmentos. Valores inferiores a 5 seriam indicadores de alto vigor e superiores a 10 indicam situações de baixo vigor e carga excessiva.

Peso da madeira de poda - o peso ótimo está entre 0,3 a 0,6 kg de madeira por planta.

Peso do sarmento - Este é um bom indicador do vigor. Vigor excessivo está caracterizado por sarmentos longos e grossos, geralmente mais elípticos do que redondos e geralmente com excessivo crescimento de feminelas. Além disso suas gemas são geralmente pequenas e menos desenvolvidas, apresentando forma mais cônica do que globosa. Um sarmento de diâmetro médio deve pesar entre 20 a 40 g, como valor ótimo.

Devemos considerar que a poda de produção tem como objetivo principal manter um determinado equilíbrio entre a vegetação (vigor, superfície folhar) e produção (numero e peso dos cachos). Está implícito que a poda regula as duas atividades, sobretudo determinando a carga de gemas (número por planta) e a distribuição no espaço vital reservado a cada videira conforme o sistema de sustentação, que obviamente deve ser mantida durante os anos, renovada, e, se necessitar, modificada ou substituída.



BIBLIOGRAFIA

ALIQUÓ, G., CATANIA, A. y AGUADO. G. - La poda de la vid. Instituto Nacional de Tecnologia        Agropecuária. INTA, Mendoza. 2010.

ANTCLIFF, A.J.; WEBSTER, W.J. and MAY, P. - Studies on the Sultana vine. V. Further studies on the course of bud burst with reference to time of pruning. Aust. J. of Ag. Res. 8: 1957.

BAUTISTA, D. - Potencial de brotación y fertilidad de tres cultivares de vid (Vitis vinifera L) bajo    condiciones tropicales. Agronomía Trop. 41. 1991.

FREGONI, M – Viticoltura di Qualitá. Editore Phytoline, Verona, Italia. 2005

GIL, G. F. y PSZCZCOLKOWSKI, P – Viticultura – Fundamentos para optimizar producción y Calidad. Ediciones Universidad Católica de Chile, 2007.

HIDALGO, L – Poda de la Vid. Ed. Mundiprensa, 4a Edición, 1991

HUETE, J – La poda, interacción com los aspectos del cultivo. Alumno de Doctorado del Dpto. De Produción Vegetal: Fitotecnia (ETSIA, Madrid). www.eumedia.es/articulos/vr/vinos/119poda.html. 2000

LAVIN, A.A., LOBATO, S.A., MUNOZ, H.I. y VALENZUELA, B. - Viticultura: Poda de la vid. Instituto de         Investigaciones Agropecuárias. Boletim INIA Nº 99. Chile, 2003.

MANDELLI, F. e MIELE, A. – Uvas americanas e hibridas para processamento em clima temperado. Embrapa Uva e Vinho. 2003.

MARTIN, S.R. and DUNN, G.M - Effect of pruning time and hydrogen cyanamide on budburst and subsequent phenology of Vitis vinifera L. variety Cabernet Sauvignon in central Victoria. Aust. J. of Grape and Wine Res. 6: 2000.

MARTINEZ DE TODA, F. – Biologia de la vid. Ed. Mundiprensa, 1990.

MAY, P.; -  From bud to berry, with special reference to inflorescence and bunch morphology in Vitis vinifera L. Aust. J. Wine Res. 6, 2000.



MAY, P. -  Flowering and Fruitset in Grapevines. Lythrum Press: Adelaide, South Australia. 2004.

PONI, S. – Influencia de la Gestión de la Vegetación em la Calidad de la Uva. Instituto de Fruti-Viticoltura, Universitá Cattolica Del Sacro Cuore. Piacenza, Italia. Revisto Enologia 4. 2008.

SHINKIS, P. – What’s New in Vineyards pruning? Oregon State University. Dept. of Horticulture. 2008.

VALDIVIESCO, F – Tendências del manejo del follaje em la viticultura chilena. Gerente Agrícola de viña Undurraga. Revista Enologia no 5.

WINKLER, A. J; COOK, J. A; Kliewer, W. M, and  LIDER, L. A. – General Viticulture.University of Claifornia Press. Berkeley and Los Angeles, Califórnia University of Califórnia Press, Ltd, London, England, 1974.

WINKLER, A.J., COOK, J.A., KLIEWER, W.M.  and LIDER, L.A. -  General Viticulture. University of California Press, Los Angeles. 1992.