sábado, 13 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO

Em primeiro lugar quero me apresentar aos leitores.
Sou Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1975, e desde a minha formatura trabalho com viticultura. 
No início de 1976 ingressei no então Vinhedos Santa Tecla, pertencente a National Distillers and Chemical Corporation, proprietária da Almadén Vineyards na Califórnia e que estava se instalando no município de Bagé, RS. Trabalhei por dois anos em Bagé e no final de 1977 me transferi para Sant'Ana do Livramento, onde a empresa havia adquirido uma área de terra e iniciado o plantio naquele ano. 
Desde 1976 até 1991 desempenhei minhas atividades nesta empresa onde fui o responsável técnico e gerente dos vinhedos da Almadén, tendo neste período instalado uma área de 430 hectares de vinhedos. 
Em Sant'Ana do Livramento além de desempenhar minhas atividades profissionais na Almadén, fui, também, professor auxiliar das disciplinas de Irrigação e Drenagem e de Olericultura no Curso de Tecnólogo em Administração Rural da Associação Santanense Pró-Ensino Superior.
Em 1994 ingressei na Cooperativa Vinícola Garibaldi, onde trabalhei no fomento agrícola prestando assistência técnica aos produtores e la permaneci até final de 1996.
Durante o período de 1997 a 2000 fui Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária do Município de Garibaldi.
No inicio de 2001 abri o meu escritório de Consultoria em Viticultura. Durante este período prestei consultoria a: 

  • Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin
  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Roma do Sul
  • Prestei e continuo prestando consultoria a diversos produtores de uva e empresas vitícolas, dentre elas Rigo Vinhedos, Velho Amancio, Vinhedos Campo de Cima.
  • Sou consultor em Viticultura do SEBRAE desde 2003.
A proposta é periodicamente postar informações no manejo da videira, de modo que possa colaborar com os viticultores ou interessados que acompanharem este blog.

Abraços e até breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário