domingo, 26 de agosto de 2012

BROTAÇÃO DA VIDEIRA


A brotação da videira

 

As diferentes cultivares se distinguem umas das outras pelo seu ritmo vegetativo próprio, que se manifesta pela precocidade de brotação em condições naturais. Portanto, cada cultivar reage de modo diferente frente à temperatura e sofre uma evolução fisiológica cuja velocidade e intensidade depende sobre tudo do seu ritmo vegetativo.

A gema inicia sua elongação que termina com o aparecimento da ponta verde e a brotação, tudo isto em resposta a temperatura. Assim desenvolveu-se o conceito de horas grau de crescimento: isto é; a soma dos graus de diferença por hora entre uma temperatura dada e aquela considerada umbral necessário para iniciar a brotação. Cada variedade tem seu próprio requisito quanto ao umbral de temperatura para responder e também a soma térmica para completar o processo.

                   A brotação inicia quando a temperatura media diária ultrapassa os 10 oC por um período de 7 a 10 dias consecutivos. Além disso, é controlada pelo estimulo do hormônio de crescimento, citocinina, hormônio este sintetizado nas raízes e transportado via seiva para os ramos. Outro fator importante é que nas gemas já ocorreu à eliminação do hormônio que inibe o crescimento, o ácido abcissico.

Durante o mês de Agosto as temperaturas médias foram acima dos 10 oC e por diversos dias, isto apressou a brotação da videira.

Após o inicio da brotação o broto pode crescer lentamente se as temperaturas forem mais baixas, mas à medida que a temperatura vai subindo ele aumenta o seu ritmo, podendo então crescer de 2 a 10 cm por dia. Entretanto, se a temperatura chegar aos 35 oC ou mais se torna um fator limitante devido à dificuldade de realizar a fotossíntese nesta faixa de temperatura. A velocidade de crescimento e o vigor do broto são grandemente influenciados pela disponibilidade de nutrientes e de água.

Concomitantemente a brotação ou logo antes desta, ocorre o desenvolvimento das raízes. As raízes, em geral, iniciam o crescimento com temperatura do solo entre 5oC e 10oC, porem sua taxa máxima ocorre com 30 oC. Existem dois a três períodos de crescimento radicular. O primeiro ocorre no final do inverno, junto com a brotação ou pouco depois, quando a temperatura do solo ultrapassa os 10 oC, até a floração, e alcança sua taxa máxima pouco depois à do crescimento dos brotos, às vezes pouco antes do inicio da maturação; o segundo ou terceiro ocorre no final do verão e no outono, depois da colheita, de menor magnitude, cuja taxa máxima ocorre na queda das folhas em clima quente. Em clima frio ocorrem dois picos de taxas de crescimento, um até a floração e o outro, maior, pouco antes do inicio da maturação, porem não há crescimento pós colheita .

                Após a brotação, as inflorescências aparecem rapidamente entre as primeiras folhas. A maioria das cultivares a inserção da primeira inflorescência situa-se entre a 3a e 4a folha, algumas pode aparecer na segunda e outras na quarta. Após uma a duas semanas, se as condições climáticas e o vigor do ramo forem favoráveis, os botões florais, que se apresentam num amontoado, se separam e adquirem a forma definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário